A liderança e a gestão são atividades distintas e entregam
resultados completamente diferentes. Enquanto a responsabilidade do líder é
cuidar das pessoas, o gestor precisa entregar resultados.
Até a década de 90 falava-se apenas em gerenciamento. Os
gerentes ou gestores precisavam entregar os resultados e o foco então estava nas
rotinas. A cultura do “manda quem pode e obedece quem tem juízo”
prevalecia dentro das organizações, perfil que sofria grande influência da
hierarquização dos comandos militares, e muitas vezes os resultados tão
almejados eram alcançados através do autoritarismo e do descontentamento da
equipe.
Percebe-se dessa forma que a liderança é influenciada por
fatores ocorridos ao longo da história e não para por aí, a evolução dos
negócios com a necessidade de equipes cada vez mais enxutas e performáticas
exige que o profissional que ocupa o cargo de gestão seja um líder que entrega
resultados, mas ao contrário do que vimos nas décadas passadas as empresas
buscam cada vez mais que esses resultados sejam obtidos através de uma gestão humanizada.
Para que isso aconteça é fundamental entender bem os conceitos abaixo:
- Gerenciar – Se trata de estabelecer rotinas claras, analisar os resultados e definir as ações necessárias para que a melhoria aconteça em todos os níveis do processo.
- Liderar – Trata-se de acompanhar e desenvolver a equipe de forma que possuam as competências necessárias para que os resultados sejam alcançados.
É exatamente isso, o líder do futuro (empresário,
empreendedor, gerente, coordenador, supervisor ou qualquer outro cargo que você
tenha e exerça essa função de liderança) precisa saber quando atuar, ou seja,
vestir o chapéu de gestor onde precisa ser analítico, imparcial e tomar
decisões assertivas e racionais a fim de garantir que os processos aconteçam
conforme definido e que resultados necessários para a empresa sejam alcançados.
E quando precisa trocar para o chapéu de líder que exerce a função de
desenvolver cada colaborador, apoiar nos momentos desafiadores e fazer feedbacks
afim de alinhar o desenvolvimento individual de cada um.
Gerencie Processos
Como dito anteriormente as rotinas precisam estar claras, mas essa não é a única coisa, para que os processos sejam gerenciados, é preciso:
- Identificar o passo a passo de cada rotina, isso pode ser feito através do mapeamento do processo e ilustrado através de um fluxograma contínuo que demonstra onde cada rotina inicia, como ela interage com as rotinas de cada área e qual resultado cada rotina entrega.
- Uma vez identificado o passo a passo de cada rotina, você pode descrever através de um procedimento a sequência de atividades e a responsabilidade pela execução de cada uma delas.
- Agora você deve descrever os pontos de controle dessas rotinas afim de garantir que o resultado desejado seja alcançado.
- Para finalizar periodicamente você precisa acompanhar cada ponto de controle e tomar as ações necessárias todas as vezes que o objetivo não for alcançado.
Em resumo, gerenciar é o que você faz!!
Lidere pessoas
- Identificar o nível de maturidade de casa membro da equipe.
- Delegar as atividades e acompanhar o desenvolvimento individual conforme a maturidade identificada anteriormente.
- Prover treinamentos internos ou externos a fim de desenvolver os gap´s de competência individual de cada membro.
- Fazer feedback formal em tempos determinados com objetivo de alinhar as expectativas e ajustar pontos que apoiaram o colaborador na execução do seu trabalho e atingimento das metas estabelecidas.
Quais são os desafios que você encontra quando precisa
alternar entre os dois chapéus? Deixe um comentário!!
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