Pular para o conteúdo principal

Aprenda como gerenciar processos e liderar pessoas

 


    A liderança e a gestão são atividades distintas e entregam resultados completamente diferentes. Enquanto a responsabilidade do líder é cuidar das pessoas, o gestor precisa entregar resultados.

    Até a década de 90 falava-se apenas em gerenciamento. Os gerentes ou gestores precisavam entregar os resultados e o foco então estava nas rotinas. A cultura do “manda quem pode e obedece quem tem juízo” prevalecia dentro das organizações, perfil que sofria grande influência da hierarquização dos comandos militares, e muitas vezes os resultados tão almejados eram alcançados através do autoritarismo e do descontentamento da equipe.

    Percebe-se dessa forma que a liderança é influenciada por fatores ocorridos ao longo da história e não para por aí, a evolução dos negócios com a necessidade de equipes cada vez mais enxutas e performáticas exige que o profissional que ocupa o cargo de gestão seja um líder que entrega resultados, mas ao contrário do que vimos nas décadas passadas as empresas buscam cada vez mais que esses resultados sejam obtidos através de uma gestão humanizada.

    Para que isso aconteça é fundamental entender bem os conceitos abaixo:

  • Gerenciar – Se trata de estabelecer rotinas claras, analisar os resultados e definir as ações necessárias para que a melhoria aconteça em todos os níveis do processo.
  • Liderar – Trata-se de acompanhar e desenvolver a equipe de forma que possuam as competências necessárias para que os resultados sejam alcançados.

 Metáfora dos Chapéus

     Você já ouviu a metáfora onde é preciso trocar de chapéus conforme a atividade que você vai executa?

    É exatamente isso, o líder do futuro (empresário, empreendedor, gerente, coordenador, supervisor ou qualquer outro cargo que você tenha e exerça essa função de liderança) precisa saber quando atuar, ou seja, vestir o chapéu de gestor onde precisa ser analítico, imparcial e tomar decisões assertivas e racionais a fim de garantir que os processos aconteçam conforme definido e que resultados necessários para a empresa sejam alcançados. E quando precisa trocar para o chapéu de líder que exerce a função de desenvolver cada colaborador, apoiar nos momentos desafiadores e fazer feedbacks afim de alinhar o desenvolvimento individual de cada um.

Gerencie Processos

    Como dito anteriormente as rotinas precisam estar claras, mas essa não é a única coisa, para que os processos sejam gerenciados, é preciso:

  • Identificar o passo a passo de cada rotina, isso pode ser feito através do mapeamento do processo e ilustrado através de um fluxograma contínuo que demonstra onde cada rotina inicia, como ela interage com as rotinas de cada área e qual resultado cada rotina entrega.
  • Uma vez identificado o passo a passo de cada rotina, você pode descrever através de um procedimento a sequência de atividades e a responsabilidade pela execução de cada uma delas.
  • Agora você deve descrever os pontos de controle dessas rotinas afim de garantir que o resultado desejado seja alcançado.
  • Para finalizar periodicamente você precisa acompanhar cada ponto de controle e tomar as ações necessárias todas as vezes que o objetivo não for alcançado.

    Em resumo, gerenciar é o que você faz!!

 Lidere pessoas

     Comece pensando que as pessoas são responsáveis por alcançar objetivos, por esse motivo você precisa olhar para cada membro da sua equipe de forma individual e apoiar no desenvolvimento das competências necessárias para isso é preciso:

  • Identificar o nível de maturidade de casa membro da equipe.
  • Delegar as atividades e acompanhar o desenvolvimento individual conforme a maturidade identificada anteriormente.
  • Prover treinamentos internos ou externos a fim de desenvolver os gap´s de competência individual de cada membro.
  • Fazer feedback formal em tempos determinados com objetivo de alinhar as expectativas e ajustar pontos que apoiaram o colaborador na execução do seu trabalho e atingimento das metas estabelecidas.

     Em resumo Liderar  é quem você é, John Maxwell coloca de uma forma poética, mas bem definida, “...liderança começa no coração”.

    Quais são os desafios que você encontra quando precisa alternar entre os dois chapéus? Deixe um comentário!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os pilares que sustentam uma empresa

Uma empresa é formada por pilares básicos, Pessoas, Processos e Produto/serviços tudo isso com foco na Performance, ou seja, resultado. Nesse artigo vou compartilhar com você a importância de cada pilar para manter a empresa trabalhando de forma sustentável e em equilíbrio. Não importa o cargo de liderança que você exerça, esse conceito se aplica para você que é dono ou dona do seu próprio de negócio, você que faz gestão de uma grande equipe e para você que lidera uma pequena equipe, pois uma das competências mais importantes para você que exerce esse papel de liderança é a visão sistêmica, ou seja, a visão do todo. Pessoas Quando falo de pessoas, me refiro ao capital mais importante de toda a empresa. Sua equipe é o bem mais precioso, são as pessoas que irão produzir seu produto ou prestar o serviço, são as pessoas que irão conversar com clientes e você precisa ter uma atenção especial com elas. É muito comum você se preocupar em melhorar os produtos, criar novos serviços, olhar par

COMO PLANEJAR 2022 USANDO 4 PILARES?

  Começo esse artigo ressaltando que TODA EMPRESA PRECISA DE UM PLANEJAMENTO , não importa o tamanho da sua empresa, você pode ser empreendedor individual, microempreendedor, ou já ter uma empresa um pouco maior e mais consolidada, com um número maior de colaboradores e um bom faturamento, não importa.   Trabalhar sem planejamento é o mesmo que estar a deriva em meio a um oceano de infinitas possibilidades, e por falta de um GPS (planejamento) para te guiar, você fica apenas gastando sua energia a remar por caminhos que não te levam a lugar algum. Planejar um ano é definir objetivos e traçar estratégias para alcançar cada um, meu objetivo com esse artigo é compartilhar com você empresário(a) 4 pilares importantes para apoiar no seu processo de planejamento de 2022, te entregar uma ferramenta para colocar esse planejamento em prática e ainda deixar 4 dicas para que seu planejamento seja ainda mais completo.   Os pilares do planejamento estratégico (Baseado no modelo BSC)