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COMO PLANEJAR 2022 USANDO 4 PILARES?

 

Começo esse artigo ressaltando que TODA EMPRESA PRECISA DE UM PLANEJAMENTO, não importa o tamanho da sua empresa, você pode ser empreendedor individual, microempreendedor, ou já ter uma empresa um pouco maior e mais consolidada, com um número maior de colaboradores e um bom faturamento, não importa. 

Trabalhar sem planejamento é o mesmo que estar a deriva em meio a um oceano de infinitas possibilidades, e por falta de um GPS (planejamento) para te guiar, você fica apenas gastando sua energia a remar por caminhos que não te levam a lugar algum.

Planejar um ano é definir objetivos e traçar estratégias para alcançar cada um, meu objetivo com esse artigo é compartilhar com você empresário(a) 4 pilares importantes para apoiar no seu processo de planejamento de 2022, te entregar uma ferramenta para colocar esse planejamento em prática e ainda deixar 4 dicas para que seu planejamento seja ainda mais completo.

 

Os pilares do planejamento estratégico (Baseado no modelo BSC)

          O planejamento estratégico é visto por muito empreendedores como um “bicho de sete cabeças”, mas ele pode ser simplificado e sua complexidade pode ser adequada ao tamanho e modelo do seu negócio.

          Para iniciar seu planejamento análise os seguintes pontos:

  • Pilar 1  - Financeiro

Nesse pilar, busque arrumar a casa, faça uma análise dos pontos fortes e dos pontos de melhoria da sua gestão financeira e a partir daí trace os objetivos para o próximo ano.

                Ex – Estabelecer um fluxo de caixa que me tire do vermelho, melhorar a rentabilidade de algum produto ou serviço;

                    - Revisar os contratos vigentes e estabelecer um reajuste compatível com um nível de serviço atual;

                    - Estabelecer um budget para melhoria de um processo, compra de um equipamento, desenvolvimento de uma nova embalagem.

          Esses são apenas alguns exemplos para ajudar você a explorar tudo o que precisa ser estabelecido dentro desse pilar.


  •         Pilar 2 – Clientes

        No pilar de clientes busque avaliar como estão suas vendas, quais são os pontos fortes e pontos de melhoria das vendas. Levante a percepção dos clientes durante o ano de 2021, o que foi sucesso, as reclamações o que foi sugerido de melhorias e mudanças, e trace seus objetivos para o próximo ano.

                     Ex - Você tem um processo de vendas? Se sua resposta foi sim, análise esse processo, se não têm um processo, busque estabelecer um modelo que apoie seu objetivo de crescimento;

       - Analise seus produtos e serviços e identifique o que pode ser melhorado segundo a percepção do cliente;

            - Pense em novos produtos e serviços;

            - Pense nas ações de MKT, datas importantes para seu negócio como natal, dia das mães, Black Friday.

 

  •          Pilar 3 - Processos internos

Seus processos são claros e Bem definidos? Busque estabelecer processos que permitam sustentar os objetivos definidos.

               Ex  - Alinhar com a precificação;

                       - Padronizar os produtos;

                       - Definir escopos claros de serviço;

                      - Estabelecer indicadores para acompanhar cada objetivo estabelecido.  

    

  •          Pilar 4 - Crescimento e Aprendizado

Utilize esse pilar para planejar o seu desenvolvimento profissional e o da equipe quando aplicado estabelecendo metas para qualificação e melhorias que apoiem na produção dos produtos e na entrega dos serviços

             Ex – Busque um curso de gestão para você;

                 - Procure desenvolver os gaps de competência da equipe;

                 - Programe a implantação de novas tecnologias.

 

Como fazer para implantar esse planejamento?

      Para que as estratégias traçadas sejam executadas é importante que seja elaborado um planejamento e sejam estabelecidos pontos de controle para acompanhamento.

Na realização do planejamento costumo utilizar uma ferramenta muito simples e que pode ser bem conhecida por muitos de vocês chamada de 5W2H.

Consiste na definição de ações para que os objetivos sejam alcançados.

  • What (o que fazer);
  • Why (por quer);
  • Where (onde fazer);
  • When (quando fazer);
  • Who (quem é o responsável);
  • How (como será feito);
  • How Much (quanto irá custar).

Você pode utilizar uma planilha e relacionar todos os pontos do planejamento em um único plano de ação para facilitar o acompanhamento.

Outra ferramenta muito importante quando falamos de planejamento do ano são os indicadores. Busque traçar para cada objetivo definido uma meta que você consiga medir. Crie um gráfico para que acompanhe mês a mês a evolução e tome as ações necessárias para corrigir a meta.

Dicas adicionais para um bom planejamento

  • Dica 1 - Crie blocos de execução de 4 em 4 meses, dessa forma você tem tempo hábil para executar o que foi planejado.
  • Dica 2 – Tenha clareza dos objetivos traçados, quanto mais claro esse objetivo for para você mais fácil será alcança-lo.
  • Dica 3 – No momento de escolher os objetivos a serem trabalhados, priorize as ações que podem acelerar outros resultados.
  • Dica 4 – Se você já possui uma equipe que trabalha para você, envolva os principais responsáveis para colaborar na construção desse plano, você se surpreenderá com o resultado.

 

Esse artigo ajudou você a pensar no seu planejamento. Deixe um comentário!!


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