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Os pilares que sustentam uma empresa

Uma empresa é formada por pilares básicos, Pessoas, Processos e Produto/serviços tudo isso com foco na Performance, ou seja, resultado. Nesse artigo vou compartilhar com você a importância de cada pilar para manter a empresa trabalhando de forma sustentável e em equilíbrio.

Não importa o cargo de liderança que você exerça, esse conceito se aplica para você que é dono ou dona do seu próprio de negócio, você que faz gestão de uma grande equipe e para você que lidera uma pequena equipe, pois uma das competências mais importantes para você que exerce esse papel de liderança é a visão sistêmica, ou seja, a visão do todo.

Pessoas

Quando falo de pessoas, me refiro ao capital mais importante de toda a empresa.

Sua equipe é o bem mais precioso, são as pessoas que irão produzir seu produto ou prestar o serviço, são as pessoas que irão conversar com clientes e você precisa ter uma atenção especial com elas.

É muito comum você se preocupar em melhorar os produtos, criar novos serviços, olhar para fora, para o mercado e para a satisfação do cliente e esquecer de cuidar das pessoas que estão ao seu lado nos bastidores.

Para ter uma equipe engajada e que esteja ao seu lado para produzir os resultados e o crescimento que deseja você precisa:

  • Investir no processo de recrutamento e seleção criando critérios de contratação claros e buscando no mercado profissionais que tenham alinhamento com a cultura, jeito de ser, da sua empresa.
  • Treinar seus colaboradores frequentemente de forma que eles saibam fazer cada atividade e entendam o propósito de executar cada rotina.
  • Ter uma comunicação interna clara e objetiva, criar uma cultura de feedback, pode ser uma boa saída.
  • Formar uma equipe que esteja ativamente engajada com os resultados que precisam ser alcançados em cada departamento e na empresa como um todo.

Processos

Para que uma empresa mantenha consistência na sua produção ou prestação de serviço fornecendo produtos/ serviços sempre com o mesmo padrão de qualidade, mantendo a rentabilidade adequada para que o negócio seja sustentável, é fundamental que tenha processos claros e bem definidos.

Mas o que são processos?

Processos são as rotinas de trabalho do seu setor ou da sua empresa. Rotinas nada mais é do que a sequência em que cada atividade acontece a fim de que uma operação seja realizada.

Para emitir uma nota fiscal, é importante ter em mãos as quantidades a serem faturadas, os dados dos clientes, informações sobre os impostos, a particularidade de cada estado e município, a forma com que o sistema utilizado opera, por exemplo.

Cada setor ou departamento, como você preferir chamar, tem processos críticos que impactam diretamente nos resultados que a empresa deseja ter, para que a empresa cresça, é fundamental que:

  • Tenha objetivos claro e bem definidos.
  • Tenha processos padronizados para que o fornecimento dos produtos ou dos serviços seja realizado de forma padronizada.
  • Tenha medição e monitoramento dos pontos críticos para que os objetivos sejam alcançados.
  • Trabalhe com uma cultura de melhorar continuamente.

Produtos

          Se as pessoas são o cérebro da sua empresa os produtos são o coração. Clientes desejam consumir produtos e serviços sempre com o mesmo padrão de qualidade.

         Se você compra pão todos os dias na mesma padaria você quer que ele esteja todos os dias com o mesmo tamanho, crocancia e sabor não é mesmo? Assim acontece com qualquer produto ou serviço que consumismo.

          Para que você forneça produtos e serviços de qualidade é fundamental que o PILAR PESSOAS e o PILAR PROCESSOS estejam bem estruturados. Os processos precisam estar claros e bem definidos, e as pessoas precisam estar capacitadas para executar as atividades no padrão estabelecido.

 Performance e Resultado

            Esses são os chamados 4 P´s da alta performance, 4 pilares que que sustentam uma empresa competitiva, crescendo e entregando resultados.

                A pessoa certa, trabalhando na empresa certa e com treinamento adequado, processos claros e bem definidos, produtos e serviços padronizados e de qualidade atendendo sempre as necessidades e expectativa dos cliente alcançado resultados que são continuamente medidos e  monitorados para que os processos sejam  melhorados continuamente a fim de manter a empresa atuando de forma competitiva e inovadora.

 

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